https://www.high-endrolex.com/15

Variedades - Com forte potencial turístico, Maria da Fé retorna ao Circuito Caminhos do Sul de Minas
VOLTAR AO TOPO
Variedades
HOME
VARIEDADES
Com forte potencial turístico, Maria da Fé retorna ao Circuito Caminhos do Sul de Minas
Com forte potencial turístico, Maria da Fé retorna ao Circuito Caminhos do Sul de Minas

Variedades Notícia Destaque 23/03/2017

            Ciente das similaridades regionais e da importância em associar-se a um Circuito Turístico, gestores da nova administração do município de Maria da Fé na hesitaram em formalizar o Termo de Cooperação e Associação com o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM).

            A prefeita, Patrícia Bernardo, e o vice-prefeito, Luiz Augusto da Silva, que também responde pela Secretaria Municipal de Turismo, explicam o retorno à entidade e falam sobre as expectativas. “Somos fundadores do Circuito e entendemos que temos total afim, como o alto da montanha, o turismo rural, agronegócio e a produção orgânica. Reconheço também que o CTCSM tem uma organização maior, com gestor técnico, Departamento de Comunicação, gestor administrativo, enfim, uma equipe técnica disponível para nós. E isso é muito importante”, resumiu o vice Augustinho, como é conhecido.

 

            Após oito anos, o município de Maria da Fé voltará ao Circuito Caminhos do Sul de Minas, agregando mais atrativos para os turistas da região. “Já tem um olhar diferente do visitante, por causa do frio, do clima puro e nossas belezas naturais. Mas nossa proposta é reerguer esse turismo na cidade, que hoje também tem a produção do azeite, da uva (e do vinho), além do artesanato”, lembrou o vice-prefeito.

        O presidente do CTCSM, Massoud Nassar Neto, parabenizou a atual gestão da Prefeitura e reforçou que juntos, os municípios do Sul de Minas podem tornar a região um destino consolidado de viajantes. “Sempre digo que uma cidade complementa a outra, seja nos serviços, seja nos passeios. Maria da Fé está de volta ao grupo e nós temos que valorizar isso”.

Estão nos planos da Secretaria de Turismo retornar com os Festivais, em especial de inverno, dar suporte às festas rurais e de resgate da cultura, promover um trabalho de

Educação sobre Turismo junto com a Educação, e muito mais. “Para que em quatro anos possamos colher os frutos nessa Suíça Brasileira”, descontraiu o secretário. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da cidade também já está empossado.

 

            O Circuito Caminhos do Sul de Minas tem ainda como associados os municípios de Brazópolis, Cristina, Conceição das Pedras, Delfim Moreira, Itajubá, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho e Santa Rita do Sapucaí.

 

 

Atrativos e a estação meteorológica

            Maria da Fé possui cerca de 14.500 habitantes e tem como chamariz para os turistas o seu clima bem frio, que em 2016 chegou na casa dos seis graus negativos. “Somos uma suíça brasileira”, comentou Augustinho.

            De acordo com o diretor municipal de Turismo, William Siqueira Ribeiro, há alguns pontos bastante conhecidos na cidade, e outros ainda sendo explorados. “A Fazenda Maria da Fé, com a produção de azeite, é aberta para visitação, inclusive agora na época da colheita de azeitonas, e ainda tem restaurante. Temos os picos, da Bandeira e a Pedra do Pedrão, que atrai muita gente. E nossa estação meteorológica é um ponto de estudo e tem se tornado referência como auxílio no Turismo e na Agricultura”, comenta ele, que já atuava como guia na cidade.

 

Sobre a estação William explica que há cinco anos está envolvido nesse trabalho, que faz medições sobre o clima, temperatura, volume de chuva e disponibiliza na internet. “Divulgamos o frio durante o ano todo porque sempre estamos entre as dez mais baixas do país. Sou geógrafo e faço isso com outros amigos, e dá para prever geada, ver quantidade de sol. Temos uma média de cem mil visitas em cada estação”, informa ele, que explica que o monitoramento de outras cidades também é feito.


Fonte:Caminhos do Sul de Minas
DEIXE SUA OPINIÃO







Seu comentário estará sujeito à análise

COMENTÁRIOS (0)


PUBLICIDADE


https://www.high-endrolex.com/15

Desenvolvido por Traço Leal Créditos

Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061