top of page

Edição 1101 (01.01.2025): Feliz quatriênio

Atualizado: 25 de mar.

Fugindo ao costume, a edição do jornal Itajubá Notícias (IN) desta semana já está nas bancas desde terça-feira, 31 de dezembro de 2024, quando o normal seria estar na quarta-feira. Isso porque amanhã, como se sabe, é o chamado feriado mundial, por ter sido sagrado como o Dia da Paz Mundial e da Fraternidade Universal. Na verdade, não é mundial, porque é comemorado por “quase” todos os países do mundo, e não por todos os países do mundo. Mas, não importa.

No Brasil, não apenas é um feriado, mas um dia especial, porque, amanhã, seja nos primeiros minutos da madrugada em muitos municípios, durante a parte da manhã em outros e até mesmo à noite em grande parte, por todo o país, tomarão posse os novos prefeitos e vereadores eleitos em outubro, ou tomarão parte numa solenidade burocrática, e segundo muitos, até mesmo desnecessária, aqueles que foram reeleitos. Para que tenha o sabor de tomar posse de novo, há até notícia de prefeito que, nos últimos dias de dezembro, renunciou ao cargo, apenas para recebê-lo, novamente, das mãos do vice-prefeito, numa outra solenidade – a da transmissão de cargo – que nem sequer tem caráter oficial, ou é exigida pela lei, como a da posse. Coisa de político.

O importante é que, aqui em Itajubá, tomará posse, pela terceira vez, no cargo de mandatário político administrativo máximo – ou prefeito, para os íntimos – o homem que o exerceu por duas vezes consecutivas e cuja aprovação popular lhe possibilitou retornar ao gabinete com expressiva votação sobre os demais concorrentes, em outubro do ano passado. A reeleição não é a prova suprema da aprovação popular, porque o reeleito tem nas mãos a chamada máquina pública, muitas das vezes utilizada a seu favor no ano das eleições. E não apenas a máquina, mas o poder político que o cargo lhe proporciona.

Ser eleito, após um período afastado desse poder, contudo, revela a legítima vontade do povo em trazê-lo de volta, ainda que não desaprove aquele que lhe entregará o cargo, mas até mesmo porque esse não pretendeu um novo mandato, como ocorreu em Itajubá. Ambos fizeram uma excelente dobradinha, durante o longo mandato de oito anos daquele que reassumirá amanhã.

Agora, a dobradinha será outra, e esperemos que seja tão proveitosa para os itajubenses, como o fora a anterior. Hoje, não é dia de desejarmos ao nosso povo, apenas, um feliz 2025, mas um feliz 2025 a 2028.

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


ไม่สามารถแสดงความคิดเห็นในโพสต์นี้ได้แล้ว เพื่อรับทราบข้อมูลเพิ่มเติม โปรดติดต่อเจ้าของเว็บไซต์
bottom of page