top of page

CineBaru celebra o cinema do Sertão com recorde de inscrições e valorização da cultura regional

Crédito: Amanda Canhestro
Crédito: Amanda Canhestro

Ontem (17) começou a 9ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, um dos maiores festivais de cinema do noroeste de Minas, que vai até o dia 20 de setembro, no distrito de Sagarana, em Arinos (MG). São 24 filmes, que vêm dos territórios Bahia e Minas Gerais com 8 filmes cada, Goiás, com 5 obras selecionadas, e o Distrito Federal contribui com mais 2 produções, e refletem a diversidade e a força do cinema produzido no coração do Brasil.  

É um festival independente, que tem apoio e premiação do Sesc e é feito com uma tela inflável, no meio de um campinho de futebol, com cadeiras de bambu, envolvendo também a comunidade local.

Este ano, o CineBaru bateu recorde de filmes inscritos com 232 curtas.

A seleção buscou filmes que demonstraram olhares sensíveis para os povos do Sertão, Cerrado e Caatinga, promovendo a diversidade e valorizando produções que refletem as identidades, tradições e modos de vida da região.

Além da exibição de filmes, o festival conta com o Espaço Sertãozin, que reúne escolas convidadas e conta com brincadeiras para o público infantil; atividades formativas em audiovisual; o Quintal Agroecológico, com vivências que promovem a identificação de saberes e fazeres do modo de vida sertanejo.

Para saber mais sobre a programação e festival, acesse o site: https://cinebaru.com.br/



Comentários


bottom of page