I Workshop de Canto Coral
- Jornal Itajubá Notícias
- 23 de jun.
- 3 min de leitura

Nos dias 24 e 25 de maio aconteceu o I Workshop de Canto Coral, promovido pela Associação Vocales Brasil, uma associação musical sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal fomentar e preservar o Canto Coral de Itajubá, realizado através da Lei de Incentivo Aldir Blanc II, uma lei federal de incentivo à cultura com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Itajubá com a colaboração da Unifei que disponibilizou, gratuitamente, o local AARO para os dois dias do evento.
O evento contou com um fim de semana de muito aprendizado, voltado para coralistas, através de palestras de teoria e prática com profissionais da área da música, regentes e professores de canto de Itajubá como o Paulo José Machado Fernandes e Alexandre Douglas Guedes Zanini que promovem o canto coral da cidade estando a frente de corais para jovens e adultos, a Professora de canto Áurea Maria Barbosa e o Professor de percepção rítmica Cleverson Natali, ambos do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre e também profissionais da área da saúde como a fonoaudióloga especialista em voz Cibelle Duarte Vilela de Pouso Alegre e a Dra. Bruna Zambrana, otorrinolaringologista.
O conteúdo abordou temas como teoria musical e harmonia, percepção rítmica, técnicas vocais, interpretação e classificação vocal, anatomia vocal e cuidados com a voz, uma roda de conversa com 3 regentes sobre as dificuldades e pontos a serem melhorados para a prática dos ensaios dos corais e encerrou com uma Mostra de Corais no último dia apresentando a diversidade do Canto Coral em Itajubá.
O I Workshop de Canto Coral contava com 80 vagas que foram preenchidas integralmente antes mesmo do encerramento das inscrições, demonstrando que Itajubá conta com pessoas que se interessam pelo canto coral e estão em busca de mais conhecimento e aprendizado por esta arte que é um patrimônio da cidade, sendo Itajubá a capital mineira do Canto Coral. A Mostra de Corais foi aberta ao público e o local teve casa cheia evidenciando que o público busca por um bom entretenimento e cultura e que o nosso Canto Coral precisa ser preservado, fomentado, divulgado e que mais eventos assim precisam ser incentivados e promovidos.
O evento foi coordenado e idealizado pelos irmãos Alexandre Zanini e Cristiane Zanini, presidente da Associação e criadores do Vocales Brasil, desde 2017, visando as dificuldades encontradas em seus corpos artísticos, que contam com quase 30 membros, buscando aprimorar o desenvolvimento individual de cada coralista e por consequência melhorar o resultado final dos corais, não apenas da Associação Vocales Brasil, mas de outros corais existentes na cidade e também despertar o interesse das pessoas para ingressarem e fazerem parte dos corais da cidade.
Ainda este ano, a Associação Vocales Brasil, irá promover um Espetáculo de Inverno de Canto Coral, no mês de julho, com data provável para o dia 19/07, também pela Lei de Incentivo Aldir Blanc II e uma primavera musical, pequenas apresentações do coral em escolas, faculdades e casas de repouso da cidade, procurando disseminar o canto coral nestes locais e despertar o interesse do público para apreciar esta arte.
O Vocales Brasil já produz seus próprios espetáculos, desde 2019, o Espetáculo Isso é Natal para mim, aconteceu todo ano em dezembro, com seus corpos artísticos, e vai para sua sétima edição este ano. Os eventos promovidos pela Associação Vocales Brasil são sempre abertos ao público de forma gratuita com a arrecadação de alimentos como forma de contrapartida para sociedade.
A associação mantém seus ensaios semanais todas as quartas-feiras das 19h às 21h, no salão Dom João Bergese no Bairro Varginha, local cedido pela Paróquia São Benedito desde 2021. O coral é aberto ao público para jovens e adultos a partir dos 14 anos.


Comentários