Itajubá está no ranking das 50 cidades mais felizes do Brasil
- Jornal Itajubá Notícias
- 3 de jun.
- 2 min de leitura

O ranking nacional do Índice de Felicidade Territorial avaliou os 5.570 municípios brasileiros, inspirado no modelo do World Happiness Report (da Organização das Nações Unidas (ONU), que considera indicadores como qualidade de vida, segurança, saúde, educação e bem-estar social para avaliar a felicidade dos moradores. Itajubá ficou em 47º com nota 6,70, e Joinville (SC), que lidera o ranking, com nota 8,91.
Em Minas Gerais, Itajubá ocupa na quinta posição com Classificação A. Na lista das 10 mais no Estado inclui ainda na Classificação A: Nova Lima, Belo Horizonte, Caxambu, Uberlândia, Itajubá, Lavras e Poços de Caldas. Na Classificação B: Juiz de Fora, Varginha e Lagoa Santa.
De acordo com a Secom da Prefeitura de Itajubá, “a cidade recebeu a classificação A, refletindo um alto padrão de qualidade de vida em diversas dimensões sociais, econômicas, ambientais e institucionais. O ranking das cidades mais felizes do Brasil em 2025 avaliou 12 áreas fundamentais do bem-estar, incluindo renda per capita ajustada, expectativa de vida saudável, apoio social, desempenho educacional, liberdade de escolha, generosidade, segurança, sustentabilidade, infraestrutura, e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
A posição de destaque de Itajubá é atribuída a fatores como: potência de instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que impulsiona a educação e a inovação na região; desenvolvimento tecnológico e industrial, com indústrias pujantes, como a Helibras; qualidade de vida evidenciada por investimentos em infraestrutura, limpeza urbana, áreas verdes e serviços públicos eficientes; Cultura e lazer em espaços públicos de excelência, como o complexo turístico do Parque da Cidade, que agrega um teatro municipal e o único cinema autossustentável da América Latina”, explica a Secom.


Comentários