Urgência do PL da Anistia aprovada
- Jornal Itajubá Notícias
- 18 de set.
- 1 min de leitura

Na noite de ontem, em uma sessão destinada especificamente para a votação do requerimento 3834/2025, que prevê a tramitação urgente do PL 2162/2023, que concede anistia aos presos do oito de janeiro. A previsão era de uma votação acirrada, com a oposição prevendo por volta de trinta a cinquenta votos de vantagem apenas.
Com a abertura do painel, a surpresa foi a vitória esmagadora da oposição com 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. Entre os deputados mineiros, apenas 13 votaram contra a urgência dos 53 da bancada. Apesar de não se tratar do mérito, o recado com a aprovação da urgência (com tal margem), é de que há clima para que o projeto seja votado e aprovado já nas próximas semanas.
Vale considerar que ainda não há um texto fechado, mas o presidente Hugo Motta designou o deputado Paulinho da Força (SOLIDARIEDADE-SP), afirmando que ele será um nome equilibrado, visando harmonia entre os deputados e justiça para os suspeitos dos atos do 08 de janeiro. Lembrando que, não existe anistia para alguém, mas para os atos em si. Se for aprovada anistia para o que foi entendido como tentativa de abolição do Estado democrático de direito, todos os suspeitos desse crime serão anistiados, não sendo possível separar casuisticamente os contemplados.


Comentários